terça-feira, 27 de julho de 2010

Comunicado de imprensa

Irá decorrer entre 2 e 27 de Agosto a 3ª campanha de escavações arqueológicas no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel - Beja), no âmbito do projecto de investigação “A transição Bronze Final/Iª Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo”, da responsabilidade dos arqueólogos Miguel Serra e Eduardo Porfírio, membros do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto e da empresa de arqueologia Palimpsesto, Lda.
O campo de trabalhos contará com a participação de estudantes de arqueologia oriundos de diversas universidades portuguesas e com a colaboração de arqueólogos de Portugal, Espanha e Itália.
Paralelamente irão decorrer diversas actividades de divulgação, que incluem visitas guiadas ao local das escavações, conferências e a publicação de um diário de campanha on-line, onde se procurará noticiar os principais resultados obtidos. Estas e outras informações relativas ao projecto no Outeiro do Circo poderão ser consultadas em: www.outeirodocirco.blogspot.pt e na página do projecto no Facebook.
Este projecto é apoiado pela Câmara Municipal de Beja, Junta Freguesia de Mombeja, Palimpsesto, Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda. e Associação Cultural e Juvenil de Mombeja.
O Outeiro do Circo é um dos maiores povoados fortificados da Idade do Bronze Final (1200 – 800 a.C.) do Sul da Península Ibérica, com cerca de 17 hectares, estando a ser intervencionado desde 2008. Os trabalhos desenvolvidos até ao momento em várias campanhas decorridas no Verão, têm sido direcionados para o estudo das muralhas, o que permitiu detectar até ao momento a existência de rampas em barro delimitadas por alinhamentos de pedras. Este sistema defensivo apresenta-se muito complexo e com raros paralelos no território nacional.
Espera-se que com os trabalhos deste ano possam surgir mais novidades em relação às técnicas de contrução e funcionalidade destas estruturas e iniciar o estudo da área habitacional do povoado.
O conjunto de informações obtidas ajudará a relacionar a importância deste grande povoado numa região onde se assiste a um incremento de novas descobertas arqueológicas, sobretudo através das intervenções no âmbito do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, sob a égide da EDIA, S.A. ou do sistema municipal de abastecimento de águas da responsabilidade da EMAS, EEM.
Estes projectos possibilitaram a detecção de um grande número de sítios arqueológicos da Idade do Bronze na envolvência do Outeiro do Circo, conferindo-lhe a primazia na estruturação de uma vasta rede de povoamento que tornava esta região numa das mais desenvolvidas e ocupadas durante esta época.




Alentejo Popular on line



Sem comentários: