domingo, 22 de agosto de 2010

Diário de Campanha (19 de Agosto)

Com o avançar da escavação torna-se mais facilmente observável a monumentalidade da estrutura defensiva detectada na sondagem 1. O desnível existente entre a estrutura de pedras, que faria a contenção da rampa de barro e o topo onde se localizaria a muralha propriamente dita, é de cerca de 5 metros, o que daria um efeito mais imponente ao conjunto formado por este complexo sistema defensivo.

Na sondagem 2 continuou a escavação do nível de terra revolvido, sendo de assinalar a imensa quantidade de cerâmica presente numa área tão restrita.
É altura de fazer um agradecimento ao Sr. José Raposo por ter criado um acesso à escavação desde a estrada, o que tem permitido uma deslocação mais cómoda da equipa de arqueologia, mas também das visitas que sentem a natural curiosidade em conhecer um sítio que começa a ter o merecido destaque.

Um dos aspectos que é amplamente destacado por quem nos visita é a enorme visibilidade do local, que o torna um dos melhores “miradouros” da região e que todos relacionam como sendo um factor essencial para que estas comunidades antigas tenham dado preferência a habitar este espaço.

Ao longo do dia prosseguiram os trabalhos de registo na sondagem 1, aproveitando-se a oportunidade para que os voluntários menos experientes aprendam a dominar os vários aspectos da escavação arqueológica, sendo-lhes ministrada formação em desenho e topografia e também em diversos aspectos científicos relacionados com os trabalhos posteriores a realizar em gabinete, como o tratamento e estudo de materiais, para os quais têm mostrado interesse em participar após o fim da campanha de escavação.



Sem comentários: