quinta-feira, 7 de abril de 2011

II Jornadas de Pré e Proto-História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - 13

Metalurgia proto-histórica na região do Bronze do Sudoeste

Carlo Bottaini
(CEAUCP)


O estudo dos metais proto-históricos representa uma importante chave de leitura para a compreensão da evolução tecnológica das sociedades arcaicas, bem como da sua evolução em termos de articulação social e de organização económica: na sua dupla dimensão de factores “de transformação” e “em transformação”, o estudo dos metais antigos precisa ser enquadrado na sua própria realidade arqueológica não devendo reduzir-se à mera exposição de dados analíticos. Só desta forma é que os artefactos metálicos podem dar um contributo essencial para a reconstrução do ambiente cultural, económico e social dentro do qual têm sido fabricados.

Nos últimos anos, o Sudoeste ibérico foi palco de vários projectos de investigação ligados ao estudo da arqueometalurgia e da arqueomineração, o que se traduziu na publicação crescente de artigos e de monografias sobre a matéria. Resultante destes trabalhos foi o acréscimo de informações disponíveis para a compreensão de vários aspectos da organização das sociedades proto-históricas da região e, inclusive, de dados respeitantes o âmbito da metalurgia.

Os trabalhos analíticos mais recentes focaram-se não apenas na determinação da composição química dos materiais analisados, bem como, apesar que de forma ainda bastante residual, na sua caracterização micro-estrutural e isotópica. Estas novas abordagens contribuíram para um estudo mais global e uma melhor avaliação do fenómeno metalúrgico, quer na sua vertente tecnológica, quer como elemento integrante das práticas sociais e económicas das sociedades proto-históricas da região.

A observação da realidade arqueológica até hoje conhecida na região em objecto permite deduzir, à semelhança do que foi registado em outras regiões do ocidente ibérico, uma metalurgia difusa mas de modesta escala até, pelo menos, o Bronze final: face a uma fraca tendência para a acumulação de metais, elementos próprios da cadeia operatória (moldes, cadinhos, escórias ou restos de fundição e, apesar de mais raros, tuyéres), para além dos próprios artefactos metálicos, aparecem de forma bastante generalizada na maior parte dos sítios intervencionados.

Em termos qualitativos, o quadro que se vai delineando no sudoeste ibérico descreve portanto uma metalurgia arcaica com modesta especialização e direccionada à produção de objectos dirigidos a um consumo de alcance local. Noutras palavras, uma metalurgia que, por largos séculos desde o seu aparecimento, se caracterizou por uma evidente monotonia tipológica e conservadorismo tecnológico: objectos em cobre e em cobre arsenical aparecem, no sul de Portugal, em contextos do Calcolítico médio continuando a ser fabricados, mesmo que com algumas variações, até ao Bronze final, altura em que o bronze, isto é ligas de Cu e Sn, manifestaram-se, pela primeira vez, no registo arqueológico da região.

Os dados procedentes do Sudoeste parecem portanto esboçar um quadro em que a primeira metalurgia não se configura como elemento estruturante do poder mas, bem pelo contrário, como actividade prática e suficientemente desenvolvida para responder às necessidades quotidianas.

Com base numa sintética reconstrução da actividade metalúrgica, o presente módulo repercorrerá a evolução tecnológica das ligas de Cu na área em objecto, enfrentando, pontualmente, problemáticas relativas aos outros metais em uso; a partir da análise dos contextos regionais, procura-se enquadrar algumas problemáticas próprias da metalurgia arcaica; finalmente, pretende-se reflectir sobre o papel do metal dentro das economias das comunidades locais, enquanto factor de mudança social e elemento de estruturação e organização territorial.

Bibliografia básica:

Childs T. S. (1991), Style, Technology, and Iron Smelting Furnaces in Bantu-Speaking Africa, Journal of Anthropological Archaeology 10: 322-359.

Gómez Ramos P. (1999), Obtención de metales en la Prehistoria de la Península Ibérica, BAR International Series 753

Hunt Ortiz M. (2003), Prehistoric Mining and Metallurgy in the South West Iberian Peninsula, BAR International Series 1188

Senna-Martinez J.C. (2007) Aspectos e problemas das origens e desenvolvimento da metalurgia do bronze na fachada atlântica peninsular, Estudos Arqueológicos de Oeiras, 15: 119-134

Soares A.M.M., Araújo M.F., Alves L., Ferraz M.T. (1996), Vestígios metalúrgicos em contextos calcolíticos e da Idade do Bronze no Sul de Portugal, in Miscellanea em Homenagem ao Professor Bairrão Oleiro, Colibri, Lisboa: 553-579.

Sem comentários: