sábado, 23 de julho de 2011

Campanha de 2010 - Resumo

Os trabalhos da campanha de 2010 decorreram ao longo de 22 dias durante o mês de Agosto, incidindo na continuação da escavação da sondagem 1 e também na abertura de uma nova área de sondagem no sector Sudeste do povoado.


Participaram 14 voluntários ao longo das duas campanhas, entre estudantes universitários de arqueologia, arqueólogos profissionais de Portugal e Espanha e elementos de outras áreas de actividade.


Na sondagem 1 procedeu-se ao alargamento de 4 m x 2 m para Sudeste com o objectivo de caracterizar com maior precisão o alinhamento pétreo que julgamos pertencer ao muro superior que integrava a muralha compósita. De facto foi possível observar que este se compunha por dois alinhamentos paralelos de pedras de médio calibre, sendo o espaço interior colmatado com uma massa de pedra miúda e terra compactada.


O aglomerado de barro cozido que ocupava toda a área central da sondagem 1 foi integralmente removido, sendo possível detectar a sua ligação à estrutura de contenção situada na zona mais baixa do talude. Julgamos que esta rampa de barro terá tido a função de sustentação das terras da encosta em simultâneo com o reforço da base das duas estruturas pétreas localizadas nas suas extremidades.


Quanto ao muro de contenção exterior iniciou-se o seu desmonte numa secção que não foi possível terminar de escavar, mas que permitiu verificar que este assenta sobre um pequeno fosso pré existente que terá estado relacionado com a condução de águas, mais do que com qualquer sistema defensivo anterior.


Na sondagem 2 os resultados foram mais escassos, mas permitiram a confirmação da enorme potência estratigráfica no interior do povoado, revelando que as eventuais estruturas aí existentes estão salvaguardadas dos danos provocados pela lavoura mecânica. Nesta área detectou-se um afloramento com “covinhas”, cujo levantamento será realizado na campanha de 2011.


Paralelamente aos trabalhos de campo, procurou-se dar maior impulvo à actividade social e divulgativa do projecto com a consolidação do programa de visitas durante as escavações.
Apresentaram-se os resultados da campanha em diversos encontros nacionais e internacionais da especialidade, contribuindo para afirmação do potencial científico e patrimonial do Outeiro do Circo.

Fig. 1 - Início dos trabalhos


Fig. 2 - Sondagem 1. Alargamento Sudeste


Fig. 3 - Sondagem 1. Aspecto dos trabalhos

Fig. 4 - Sondagem 1. Muro superior

Fig. 5 - Sondagem 1. Perfil Oeste. Rampa de barro

Fig. 6 - Sondagem 1. Muro de contenção exterior

Fig. 7 - Rocha com "covinhas" no sector Sudeste

Fig. 8 - Escavação da sondagem 2



Fig. 9 - Selagem da sondagem 1

Sem comentários: