quarta-feira, 28 de março de 2012

Conferência na Associação dos Arqueólogos Portugueses



RESUMO

Localizado numa zona de grande fertilidade agrícola, conhecida como Barros de Beja, em pleno centro da peneplanície do Baixo Alentejo, o Outeiro do Circo surge-nos como paradigma da ocupação humana nesta região durante a Idade do Bronze.

Possuidor de características únicas proporcionadas pela sua invulgar dimensão (17 ha), pelo seu complexo sistema defensivo ou pela sua localização privilegiada, o povoado fortificado do Outeiro do Circo constitui-se como um sítio chave para a compreensão da evolução do povoamento regional ao longo de toda a Idade do Bronze.

Nesta região conhecem-se atualmente dezenas de outros sítios com ocupações desde o Bronze Médio à Iª Idade do Ferro, que incluem necrópoles ou povoados abertos de planície. O conjunto de novos dados existentes neste território permite que se comece a ensaiar um modelo da evolução do povoamento entre o II e o I milénio antes da nossa era.

O Projeto Outeiro do Circo iniciado em 2008 centrou-se na análise e escavação dos taludes murados que rodeiam o povoado na íntegra revelando estratégias construtivas complexas e criativas face aos problemas colocados pelos condicionalismos locais.

Para além dos dados obtidos no Outeiro do Circo também irão ser abordadas as relações deste povoado com os novos sítios arqueológicos da Idade do Bronze detetados nas zonas de planície circundantes.

Por último, serão abordadas outras esferas de atuação do projeto, com destaque para o programa social que pretende envolver as comunidades locais na defesa do património arqueológico e efetuar uma divulgação generalista de modo a permitir a um público variado o acesso ao conhecimento científico produzido.

Sem comentários: