sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Comunicação do Projeto Outeiro do Circo no VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

 
O Projeto Outeiro do Circo esteve presente no VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, realizado entre 4 e 6 de Outubro na localidade de Villafranca de los Barros (Badajoz - Espanha).
A comunicação com o título "Atrás dos gestos: as cerâmicas decoradas do Outeiro do Circo (Mombeja, Beja, Portugal) e a ênfase nas decorações brunidas" resultou do trabalho desenvolvido por três colaboradoras do projeto: Ana Osório (Doutoranda em Arqueologia na Universidade de Coimbra, Bolseira FCT, membro do CEMUC e colaboradora do CEAUCP), Sofia Silva e Diana Fernandes (Mestrandas em Arqueologia e Território na Universidade de Coimbra).
A apresentação a cargo de Ana Osório incidiu na análise das cerâmicas decoradas do Bronze Final, com especial destaque para as cerâmicas de ornatos brunidos.
De um conjunto total de 8744 peças, detetaram-se 87 fragmentos com decorações efetuadas por várias técnicas (puncionamento, plástica, impressão, caneluras, incisão e brunimento).
Para além de uma caraterização formal (técnicas, gramáticas, tratamentos) foram ainda abordados aspetos relacionados com alguns ensaios de arqueologia experimental destinados a recolher dados comparáveis com os materiais exumados em escavação, nomeadamente na observação de técnicas de modelação, decoração e cozedura.
 
Apresentaram-se também alguns resultados sobre diversas análises relacionadas com os tipos de fabrico assinalados no material do Outeiro do Circo.
Esta comunicação será editada nas actas do encontro.
 

Sem comentários: