quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reunião sobre retoma do Projeto Outeiro do Circo

Realizou-se no passado dia 24 de Outubro, na sede da Junta de Freguesia de Mombeja, contando com a presença de um dos responsáveis do Projeto Outeiro do Circo (Miguel Serra), dos veradores da CDU na Câmara Municipal de Beja (Miguel Ramalho e Vítor Picado) e do executivo da Junta de Freguesia de Mombeja (Fátima Soares - presidente da junta e Sr. Prudêncio - secretário da junta), uma reunião para discussão do retomar dos trabalhos arqueológicos no Outeiro do Circo para 2013.
Abordaram-se entre outros assuntos os apoios necessários para a realização dos trabalhos e o fomento de atividades de divulgação do projeto com o objetivo de inserir estas propostas no plano de atividades da Câmara Municipal de Beja para 2013.
Seguem dois links com notícias sobre o assunto na imprensa regional e o comunicado integral dos vereadores da CDU.


http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/51111

http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/51122

Comunicado:

MUNICÍPIO DE BEJA DEVE ASSUMIR COMO SEU O PROJETO OUTEIRO DO CIRCO
Vereadores da CDU querem que município assuma o projeto arqueológico do Outeiro do Circo como um projeto importante para valorização do património histórico e um contributo para o desenvolvimento do concelho, em particular das Freguesias de Mombeja e Beringel.
No âmbito da atividade que ao longo do mandato têm vindo a desenvolver junto da população, em particular junto das diversas entidades do concelho, os Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja, reuniram ontem – 24/10/2012 - em Mombeja com a Presidente da Junta de Freguesia local e com um técnico ligado á empresa que tem sido parceira do município neste projeto, a Palimpsesto.
A paragem das escavações em 2012, pelo fato da Câmara não ter disponibilizado uma verba, que rondaria os 3 a 4 mil euros, para pagamento das despesas de alimentação da equipa de cerca de 8 voluntários que durante o mês de Agosto tem, desde 2008, procedido às escavações, fato que levou à suspensão de outras ações, particularmente de visitas de grupos, alguns deles de turistas estrangeiros que patrocinam projetos no país inteiro, motivou a iniciativa dos eleitos da CDU procurando, numa fase em que está a ser preparado o Plano de Atividades e Orçamento que para 2013 seja garantida a continuação das escavações e o desenvolvimento deste projeto.
Refira-se ainda que a verba respeitante ao pagamento das refeições seria canalizada para a Associação local servindo dessa forma também para dinamizar a atividade da Associação e da Freguesia.
Saliente-se a disponibilidade da Junta de Freguesia de Mombeja para continuar a garantir todo o apoio que tem vindo a dar ao projeto, nomeadamente no transporte e alojamento do grupo de voluntários e a disponibilidade também já manifestada pela Junta de Freguesia de Beringel de poder vir a ter, no futuro, um maior empenhamento neste projeto (o Outeiro do Circo divide-se territorialmente pelas duas freguesias).
As propostas e preocupações que os Vereadores da CDU pensam transmitir à maioria na Câmara passam, entre outras por:
- a necessidade do município responder atempadamente no que diz respeito a um conjunto de ações programadas, de que salientamos uma proposta de Workshop de Cerâmica em Mombeja em Março e Abril;
- a necessidade do município responder ainda este ano ou o mais tardar até Janeiro/Fevereiro do próximo do apoio às escavações no próximo ano, já que as mesmas constituem a âncora dum conjunto de outras ações;
- a necessidade de elaboração de um Protocolo entre o município e os proprietários to terreno, que garanta saber de antemão o que é que os proprietários pretendem fazer no sitio, a manutenção de um caminho de acesso, para além da colocação de sinalética que facilite o acesso dos interessados na visita ao local.
Sublinhada a necessidade da definição atempada de objetivos do município para o sítio já que a definição dessas opções estratégicas são determinantes para a possibilidade de mobilização de um conjunto de recursos que doutra maneira haverá muito mais dificuldade em conseguir.
Os Vereadores da CDU manifestaram a sua disponibilidade para que este projeto venha a ter o desenvolvimento proposto e desejado tanto pela equipa de arqueólogos como pelas Juntas de Freguesia.

Sem comentários: