segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Balanço do I Curso de Poliorcética da Idade do Bronze do Sudoeste Peninsular

Decorreu no passado dia 10 de Novembro o I Curso de Poliorcética da Idade do Bronze do Sudoeste Peninsular realizado em Mombeja e no povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo.
Os participantes pertenciam exclusivamente a unidades do Exército Português aos quais o curso era dirigido.
Sessão teórica na Junta de Freguesia de Mombeja

A parte da manhã, que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Mombeja, à qual agradecemos desde já o apoio, foi composta por uma sessão teórica, que se iniciou com uma apresentação do programa e a discussão de alguns aspectos práticos de organização. Em seguida foram abordados os diversos temas, precedidos dos enquadramentos gerais sobre os conceitos de Poliorcética e Fortificação, bem como de algumas noções sobre a Idade do Bronze Final para situar os participantes em termos cronológicos e geográficos.
Os temas de análise incidiram em primeiro lugar no tópico dos Sistemas Defensivos do Sudoeste Peninsular durante o Bronze Final, através a apresentação dos casos de estudo de Coroa do Frade (Évora), Passo Alto (Serpa) e Castro de Ratinhos (Moura).
O segundo tema de análise abordou o caso especifíco do Outeiro do Circo (Beja) de forma mais aprofundada.
O último tema relacionou-se com questões sobre o armamento deste período, incluindo um debate sobre o próprio conceito de Arma.
Ao longo da sessão foram debatidas de forma muito participada diversas questões num ambiente informal, não havendo necessidade de realizar um debate final.

Sessão prática no Outeiro do Circo

A parte da tarde foi integralmente realizada no Outeiro do Circo onde os temas de análise foram discutidos em pormenor devido à facilidade permitida pelo contacto e observação directa no terreno. Assim, discutiram-se diversos aspectos como a dimensão da área protegida, a morfologia do terreno envolvente, a implantação topográfica, a visibilidade, a tipologia dos sistemas defensivos e das obras de reforço e as ténicas construtivas utilizadas.

Visita à exposição "Outeiro do Circo: o guardião da planície"

Para terminar o dia incluiu-se no programa uma visita à exposição temporária "Outeiro do Circo: o guardião da planície" patente no Núcleo Museológico do Sembrano (Beja).
Face ao entusiasmo demonstrado pelos participantes deste primeiro curso cabe-nos reafirmar a intenção de realizar nova iniciativa a partir da Primavera de 2013, esperando apenas que os interessados nos contactem nesse sentido.
Agredecemos mais uma vez a colaboração da Junta de Freguesia de Mombeja e da Câmara Municipal de Beja, sem as quais não seria possível a realização deste tipo de atividades.
Por último, um agradecimento muito especial aos militares que se inscreveram neste curso, não só pela sua participação interessada, mas também por nos terem auxiliado na análise de diversas questões.

Sem comentários: