terça-feira, 23 de abril de 2013

faCta - Balanço da Oficina de Cozedura

Terminou a edição do faCta - Oficinas de Cerâmica do Bronze Final com a realização no passado dia 20 de Abril, em Mombeja, da segunda sessão centrada na cozedura dos recipientes produzidos pelos participantes na oficina de modelação que a antecedeu.
Esta sessão, que contou com os 20 participantes inscritos mais um grande número de interessados que quiseram assistir, começou com uma apresentação da  atividade a cargo de Ana Osório e Diana Fernandes no Salão da Junta de Freguesia de Mombeja.
Em seguida a ação decorreu no pátio da Escola Primária de Mombeja onde em primeiro lugar se voltou a ter contacto com as peças produzidas para que os seus autores as pudessem observar após a secagem a que foram sujeitas ao longo da semana.
Deu-se início à sessão de cozedura propriamente dita com a realização de uma fogueira aberta junto da qual as peças foram sujeitas a uma pré cozedura para eliminar a humidade restante.
Após esta ação dividiram-se as peças a cozer pelas duas experiências a realizar: a cozedura em fogueira aberta e em soenga.
A longa duração das cozeduras serviu para os participantes e assistentes colocarem diversas questões relacionadas com a atividade e ao mesmo tempo permitiu um convívio generalizado que se prolongou pelo almoço, servido na Associação de Solidariedade Mombejense a quem se agradece o belo repasto e a simpatia com que sempre nos recebem.
Da parte da tarde continuaram as cozeduras por mais algum tempo, gerando a natural impaciência de quem esperava por ver o resultado das suas experiências.
Cerca das 15:00 foi a vez de desenfornar a fogueira aberta para ver os primeiros resultados, que não defraudaram, já que todas as peças se apresentavam intactas e bem cozidas.
Foi necessário esperar pelo arrefecimento das peças de modo a que os seus autores as pudessem manusear e apreciar o efeito da cozedura.
Pouco depois foi a vez de abrir a soenga que produziu idêntico resultado, com as peças a apresentarem-se em bom estado.
Durante a abertura das fogueiras, encontrava-se presente uma equipa de reportagem da RTP que entrevistou membros da organização e recolheu os testemunhos de vários participantes para emissão no programa Portugal em Direto de dia 22 de Abril (aqui fica o link para o programa cuja reportagem se encontra na Parte 2 a partir do minuto 18:

No final efetuou-se uma lavagem das peças para remoção da cinza e outras sujidades, sendo logo depois acondicionadas para transporte, uma vez que algumas irão integrar uma exposição a realizar sobre o evento e outras serão utilizadas para testes de cozedura e de quebra, ficando à guarda da equipa responsável pelo Projeto Outeiro do Circo.
Resta-nos agradecer o entusiasmo de todos os que participaram, assistiram e ajudaram e mais uma vez ao caloroso acolhimento da população de Mombeja.
Esperamos que todos os interessados nesta atividade nos façam chegar os seus comentários, sugestões ou críticas, pois julgamos que este é um projeto que merece continuidade e só o poderemos fazer se formos de encontro às expectativas de quem nele se revê.
Mais fotos desta sessão podem ser vistas na página do facebook do Projeto Outeiro do Circo

Sem comentários: