terça-feira, 16 de abril de 2013

faCta - Balanço da Oficina de Modelação

Realizou-se no passado dia 13 de Abril, em Mombeja, a primeira sessão das Oficinas de Cerâmica do Bronze Final, dedicada à modelação.
Regista-se a elevada participação, com preenchimento de todas as vagas disponíveis, sendo de destacar a presença de pessoas de várias gerações vindas de diversos locais e com áreas de formação muito variadas.
Para além dos participantes, há que destacar a adesão e curiosidade gerada na população de Mombeja que participou e assistiu de forma interessada na atividade.


Após a abertura das oficinas a cargo de Fátima Soares, presidente da Junta de Freguesia de Mombeja e de Miguel Góis, vereador da cultura da Câmara Municipal de Beja, seguiu-se uma apresentação pelos responsáveis do Projeto Outeiro do Circo.
Para além de um breve enquadramento acerca dos resultados científicos e de divulgação do projeto esta conferência inicial centrou-se sobretudo nos conteúdos relacionados com o fabrico manual de peças cerâmicas, fazendo a ligação entre os objetos encontrados nas escavações do povoado do Outeiro do Circo e a arqueologia experimental como forma de reproduzir e encontrar os gestos e as técnicas das comunidades que os fabricaram.
Em seguida os participantes deslocaram-se para o salão do Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja onde se realizou a parte prática.


Utilizando argila recolhida nas escavações do Outeiro do Circo e com recurso a instrumentos simples os participantes experimentaram as diversas técnicas para recriar recipientes semelhantes aos conhecidos para o Bronze Final ou criaram de forma livre objetos mais relacionados com o seu imaginário.
Mais uma vez a receção dos habitantes de Mombeja a uma atividade do Projeto Outeiro do Circo foi marcada por grande hospitalidade e amizade, contribuindo para este ter sido acima de tudo um enorme convívio.
No próximo Sábado, dia 20 de Abril, terá lugar a segunda sessão, dedicada à cozedura das peças realizadas e aproveitamos para convidar todos os interessados a assistirem a esta iniciativa que ocorrerá no pátio da Escola Primária de Mombeja.
A todos os que participaram e ajudaram nesta sessão aqui fica o nosso agradecimento.


Mais fotos desta iniciativa podem ser vistas na página do facebook do Projeto Outeiro do Circo

Sem comentários: