quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tu fazes, eu parto, juntos colamos – Workshop 1 – Modelação.

Na passada quinta-feira, dia 16, decorreu no Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra o primeiro workshop da trilogia que compõe o projecto “Tu fazes, eu parto, juntos colamos”. A primeira sessão foi integralmente destinada à modelação de recipientes cerâmicos, segundo processos e técnicas documentadas em cerâmicas da Idade do Bronze de vários povoados do sudoeste peninsular, entre os quais o do Outeiro do Circo.

A oficina de modelação iniciou-se com uma apresentação teórica na qual se deram a conhecer as técnicas a utilizar, bem como as várias fases da “cadeia operatória” de alguns tipos cerâmicos da Idade do Bronze. Para além da base arqueológica propriamente dita foram também apresentados exemplos oriundos da etnografia.


Em seguida, foi a vez dos participantes arregaçarem as mangas e lançarem mãos à preparação da argila, juntando-lhe desengordurante e amassando-a até atingir o estado de plasticidade indicado para a modelação. Nesta fase, e tendo como base técnicas documentadas nas cerâmicas pré-históricas e etnográficas – nomeadamente a técnica do rolo e das placas, os recipientes foram tomando forma, uns mais sólidos, outros mais periclitantes, consoante a destreza dos “oleiros”. A intervenção dos monitores permitiu corrigir problemas estruturais em algumas peças, e também alguns pormenores técnicos, salvaguardando-se eventuais perturbações durante a fase de cozedura.


Concluida a fase de modelação, as peças ficarão a secar até à próxima sexta-feira 24 de Maio, dia em que se realizará a cozedura e da qual daremos notícias brevemente.


Relembramos que este projecto, financiado pela Associação Arqueológica do Algarve (AAA), é coordenado por Ana Osório com a colaboração de Sofia Silva e Diana Fernandes. A organização ficou a cargo do Instituto de Arqueologia do Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e dos responsáveis do Projecto Outeiro do Circo, contando ainda com a colaboração do CEMUC – Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra e do CEAUCP – Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto/Campo Arqueológico de Mértola.

Na nossa página do facebook podem consultar um álbum fotográfico desta actividade.

Sem comentários: