terça-feira, 17 de setembro de 2013

Notas de campo (2) - Campanha de 2013

Durante a segunda semana de trabalhos no Outeiro do Circo concluíram-se todas ações agendadas e ainda foi possível realizar mais algumas atividades extras.
Efetuou-se a regularização dos perfis abatidos para consolidação da área de selagem e foi ainda possível proceder ao registo gráfico do perfil Este.
No topo da sondagem 1, junto ao perfil Oeste procedeu-se à abertura de uma micro-sondagem de 2 x 1 metros para deteção do substrato geológico.
No decurso dos trabalhos de campo foi ainda possível fazer uma breve ação de formação sobre topografia, pelo que se agradece a Ana Baltasar da Câmara Municipal de Beja a sua disponibilidade.
Previamente ao início dos trabalhos de campo foi endereçado um convite a todas as candidaturas à Câmara Municipal de Beja, para visitarem o Outeiro do Circo e para conhecerem as perspetivas de futuro do projeto de investigação. As visitas agendadas para 11, 12 e 13 de Setembro apenas contaram com a participação de uma candidatura.
Para além dos trabalhos de campo efetuou-se o tratamento de todos os materiais recolhidos na limpeza da sondagem 1, bem como ao seu inventário para integração no relatório final.
As atividades paralelas consistiram num passeio de uma tarde a Beja para visitar a exposição temporária do Outeiro do Circo no Museu do Sembrano (bem como o próprio espaço em si), o Museu Regional Rainha Dona Leonor, com destaque para a coleção do Bronze do Sudoeste e ao Castelo.
Por fim, na 6ª feira procedeu-se à colocação de geotêxtil em toda a área da sondagem 1 para se proceder à sua selagem definitiva.

Sem comentários: