domingo, 8 de setembro de 2013

Notas de campo (1) - Campanha 2013

A primeira semana de trabalhos no Outeiro do Circo encontra-se concluída, após a limpeza da sondagem 1, que se apresentava em muito mau estado devido ao abatimento de vários cortes e às escorrências de terras ao longo da encosta, que a título de exemplo provocaram o enchimento total da zona do fosso, com cerca de 2 m de profundidade.
Iniciou-se a regularização dos perfis de modo a criar condições de estabilidade antes da fase de selagem.
Para além dos danos causados pela queda dos cortes, também há a registar alguns estragos ao nível do solo, nomeadamente os provocados pela força das águas que criaram diversas fendas, algumas com cerca de 20 cm de profundidade.
Estes últimos danos tiveram no entanto um aspeto positivo, já que os sulcos abertos pela água colocaram à vista em algumas zonas o substrato geológico, justificando a realização de uma pequena sondagem que permita o seu registo e integração nos cortes estratigráficos já desenhados.


Paralelamente a estes trabalhos de salvaguarda foram também realizados os trabalhos de topografia que incidiram no levantamento da totalidade dos taludes da muralha (interior e exterior), georreferenciação de um afloramento gravado e planimetria de toda a área interior. Estes trabalhos foram realizados por Ana Baltasar da CM Beja e contaram também com o apoio da EDIA.

Sem comentários: