domingo, 6 de outubro de 2013

Revista VIPASCA

A Revista VIPASCA acaba de editar o 4ª número da 2ª série e conta com a colaboração do Projeto Outeiro do Circo através do contributo dado com o artigo "O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel, Beja): resultados das campanhas de 2008 - 2009".
Deixamos aqui o link com o índice da revista:
 
E o resumo do artigo sobre o Outeiro do Circo:
O povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo, situado na peneplanície de Beja, ocupa um esporão de baixa altitude, mas com amplo domínio visual, encontrando-se delimitado por linhas de taludes que o rodeiam na sua quase totalidade, permitindo a definição do seu perímetro (17 hectares).
Apresentam-se os resultados das campanhas de 2008 e 2009 do projecto de investigação em curso, que permitiram a identificação de uma estrutura num talude, que combina arquitecturas de pedra e de terra num provável sistema defensivo em rampas.
Esta abordagem integra ainda a relação do Outeiro do Circo com as novas descobertas no território envolvente, nomeadamente os vários povoados abertos de planície do Bronze Médio e Final.

O artigo pode ser descarregado em:
http://www.academia.edu/4690776/O_povoado_do_Bronze_Final_do_Outeiro_do_Circo_Mombeja_Beringel_Beja_resultados_das_campanhas_de_2008_e_2009

Sem comentários: