quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rampa de barro cozido

As fotos aéreas cedidas por Maria João Macedo (CM Beja) permitem novo contributo acerca da discussão sobre as rampas de barro cozido detetadas no Outeiro do Circo no decurso da escavação realizada na sondagem 1.
Nas imagens é visível um contorno de tom laranja ladeado por dois contornos de tonalidade cinzenta escura, que surgem no alinhamento dos taludes delimitados pela linha de árvores onde se implantou a referida sondagem.
 
 
O tom laranja nas imagens é claramente relacionado com a rampa de barro cozido e com os alinhamentos pétreos da muralha (muro superior e muro de contenção), tendo inclusivamente sido recolhidos diversos blocos de barro cozido em prospeções realizadas nesta área do povoado.
Estes elementos sugerem que a realização da combustão que originou a rampa se constituiu como um acto planificado que abarcou pelo menos grande parte do talude virado a Noroeste.
Temos assim, mais um indicador da complexidade construtiva das muralhas do Outeiro do Circo que constituirá matéria de análise de trabalhos futuros.




 
 

Sem comentários: