domingo, 24 de agosto de 2014

Notas de Campo (4) - Campanha de 2014

Durante a 3ª semana de escavações no Outeiro do Circo começa a ser notório o grau de destruição sofrido nas duas áreas de escavação em consequência de trabalhos agrícolas aí efetuados ao longo dos anos.
Aos níveis de derrubes de pedras detetados não correspondem até ao momento quaisquer estruturas conservadas, apesar da existência de uma enorme quantidade de cerâmicas recolhidas em ambas as áreas de escavação e que juntamente com outros materiais irão permitir alargar o conhecimento sobre os modos de vida das comunidades que habitaram o Outeiro do Circo.
Durante a semana houve ainda lugar a algumas visitas às escavações em curso por parte de diversos interessados.
Levantamento de derrubes de pedra na sondagem 3
Visitas às escavações

O ciclo de conferências promovido no âmbito do Projeto Outeiro do Circo teve continuidade com uma sessão dedicada à geologia da região onde se insere o povoado do Outeiro do Circo e do contributo direto desta área de especialidade para a investigação em curso. A apresentação foi da responsabilidade de Sofia Soares, consultora científica do projeto e incluiu ainda um momento onde foi possível manusear materiais geológicos variados e visualizar cartografia específica.
Ciclo de conferências - sessão de geologia
Ciclo de conferências - amostras geológicas
 
No fim de semana houve lugar a um passeio por diversos pontos de interesse do centro histórico de Beja para dar a conhecer a capital baixo alentejana aos voluntários que integram a equipa.
Visita ao Centro Histórico de Beja

 

 



Sem comentários: