quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Jornadas Europeias do Património e Dia Mundial do Turismo

Jornadas Europeias do Património:
Conferência: Projeto Outeiro do Circo - Educação Patrimonial, Turismo e Arqueologia.
Apresentada por Eduardo Porfírio (Palimpsesto/CEAACP).
Resumo:
O projeto de investigação arqueológica desenvolvido no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo (Beja) contempla uma vertente dedicada à Educação Patrimonial, como forma de transmissão do conhecimento científico produzido junto do público em geral. Esta conferência pretende clarificar este conceito de junto do público, demonstrando a sua adequação prática no caso do Projeto Outeiro do Circo. Serão abordados os principais objetivos desta vertente e mostrados diversos exemplos de algumas atividades realizadas. Também se pretende demonstrar a importância desta forma de atuação para o envolvimento das comunidades locais com a investigação arqueológica, bem como explorar a sua potencialidade em termos da captação de novos públicos, sobretudo através de iniciativas integradas com outras mais-valias regionais.
 
Dia Mundial do Turismo:
Visita e percurso pedestre: Outeiro do Circo - Investigação para a comunidade.
Visita guiada por Miguel Serra (Palimpsesto/CEAACP) e Sofia Soares (ESTIG-IPB).
Resumo:
O percurso sugerido inicia-se com a visita ao povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo para dar a conhecer, não só o sítio arqueológico, mas também o projeto de investigação em curso e o seu potencial em termos de desenvolvimento local. A grande visibilidade que se obtém a partir do Outeiro do Circo será o ponto de partida para explicar as transformações sofridas na paisagem envolvente e explicar o território ao longo dos tempos. Segue-se um percurso pedestre entre o Outeiro do Circo e a aldeia de Mombeja para destacar diversos aspetos desta zona, como os recursos geológicos, o potencial agrícola dos solos dos Barros de Beja ou a importância da captação de água ao longo da Falha da Messejana. A jornada conclui-se em Mombeja com uma receção destinada a mostrar o que de melhor esta região produz, desde o artesanato até à gastronomia, servindo também para os participantes degustarem diversos produtos locais ao som do Cante Alentejano através da atuação de grupos locais.
 
As duas iniciativas sugeridas complementam-se e pretendem mostrar de forma clara o contributo que a investigação arqueológica em curso pode permitir para gerar um maior interesse pela região, articulando-se com iniciativas específicas e com diversas áreas de interesse locais.
 
 



Sem comentários: