terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A classificação do cante como património cultural imaterial da humanidade

Aproveitando algum tempo livre só possível devido à temporada festiva que atravessamos, e também o ambiente de balanço que caracteriza os finais de ano, é possível ir repondo no blogue alguns temas que o buliço dos dias nos impediram de o fazer na altura devida.

Um deles foi a classificação do cante alentejano como património cultural imaterial da humanidade, o que aconteceu  no passado dia 27 de Novembro, na sede da UNESCO em Paris.

Como não podia deixar de ser, o Projecto Outeiro do Circo congratulou-se bastante com este acontecimento, até porque durante as actividades do projecto são várias as interrelações com o cante através do Grupo Coral de Mombeja. Esta relação tem-se concretizado através da integração das actuações do grupo em algumas iniciativas levadas a cabo pelo Projecto, nomeadamente durante a realização de visitas de grupo ao Outeiro do Circo, que incluem sempre que é possível uma componente onde se dá a conhecer aquilo que de melhor se produz na região (gastronomia, artesanato e restante património imaterial).


Mais recentemente, uma actividade integrada no Dia Mundial do Turismo contou não só com a participação do grupo de Mombeja, mas também com o de Santa Vitória.


Como homenagem recuperamos um vídeo disponibilizado anteriormente neste blogue (27 de Maio de 2010). A montagem foi realizada por Nélson Salvador e a música é, como não podia deixar de ser, do Grupo Coral de Mombeja.

Sem comentários: