quinta-feira, 28 de maio de 2015

Campanha arqueológica de 2015 no Outeiro do Circo (Beja)

Anuncia-se a realização de uma nova campanha de escavações no povoado da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo que decorrerá em Agosto de 2015.
Os trabalhos irão incidir na continuação das escavações na área habitacional do povoado e na compreensão da evolução da ocupação humana deste importante sítio arqueológico.
Ao longo do mês de Agosto decorrerão várias atividades destinadas aos voluntários que participarão no projeto, como palestras e workshops, que em alguns casos também serão abertas ao público em geral.
Como é habitual os trabalhos arqueológicos poderão ser visitados por qualquer interessado entre as 9:00 e as 12:00 com o acompanhamento dos responsáveis do projeto.
O Projeto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja, os apoios da empresa de arqueologia Palimpsesto, Lda., da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e as colaborações da Força Aérea Portuguesa - Base Aérea n.º 11 (Beja), da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da Junta de Freguesia de Beringel.

Notícia Rádio Pax
Notícia Voz da Planície

Informações para os voluntários:

Voluntariado no Outeiro do Circo (Beja):
Nome do projeto: O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)
1ª Campanha: 3 de Agosto a 14 de Agosto
2ª Campanha: 17 de Agosto a 28 de Agosto

Coordenação de projeto: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP)
Direção científica: Miguel Serra, Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP), Sofia Silva (Palimpsesto)
Consultoria científica: Raquel Vilaça (Univ. Coimbra/CEAACP), Virgílio Correia (Museu Monográfico de Conímbriga/CEAACP), Rui Parreira (DRC Algarve/UNIARQ), Sofia Soares (ESTIG-IPB/GEOBIOTEC)

Apoios: Câmara Municipal de Beja / União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista/ Força Aérea Portuguesa – Base Aérea n.º 11 / Palimpsesto, Lda.

Contactos:
Telefone: 916981548 (Miguel Serra), 916981549 (Eduardo Porfírio), 914927882 (Sofia Silva)

Informações gerais:
Local: UF Santa Vitória e Mombeja/ JF Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final
Tipo de Estação: Povoado fortificado

No final os participantes recebem um certificado de participação.  

Descrição da campanha:
Os trabalhos previstos para 2015 serão centrados na continuação de uma das áreas de sondagem iniciadas em 2014, na qual se identificaram possíveis estruturas habitacionais e na realização de novas áreas localizadas na área central do povoado.
Pretende-se dar continuidade ao estudo do espaço habitacional do Outeiro do Circo, uma vez que os trabalhos arqueológicos anteriores incidiram sobretudo na escavação de um troço de muralha.
Para além da escavação a realizar na área habitacional irão ter lugar campanhas de prospeção em todo o espaço interior do povoado e serão realizados trabalhos de tratamento de espólio.
A campanha de 2015 integra também a realização de diversas ações de formação e palestras quer sobre o projeto e o sítio, quer sobre outras problemáticas relacionadas com a Idade do Bronze no Sudoeste Peninsular.
Os trabalhos arqueológicos também contam com a participação de jovens do concelho de Beja integrados em programas de ATL de várias juntas de freguesia.

Chegada: deverão chegar no Domingo anterior ao início da respetiva campanha em que estão inscritos. Deverão comunicar a hora de chegada (quer em transporte público quer em viatura própria), tentando se possível chegar antes das 20:30. A Câmara Municipal de Beja assegurará o transporte desde a Rodoviária até ao local de estadia. Se alguém chegar mais tarde em transporte público deverá avisar os responsáveis do projeto para assegurarmos o seu transporte até ao local de estadia. Quem vier em viatura própria deverá dirigir-se ao Bairro da Força Aérea situado na saída de Beja para Aljustrel.  

Alojamento: Apartamentos do Bairro da Força Aérea, Beja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: em restaurante na cidade de Beja (inclui pequeno almoço, lanche para levar para o campo, almoço e jantar). Está incluído o jantar no dia de chegada.

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protetor solar.

Horário de trabalho: 7:00 – 13:00 (no campo) e das 17:00 – 19:00 (tratamento de espólio e ações de formação)


Sem comentários: