quinta-feira, 14 de maio de 2015

Seminários em Pré-História - Balanço

Decorreu no passado dia 13 de Maio mais uma sessão dos "Seminários em Pré-História" na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que contou com uma apresentação do Projeto Outeiro do Circo relacionada com a discussão em torno da Síntese e a construção de modelos em Pré-História.
Perante uma plateia de cerca de 30 assistentes, maioritariamente alunos do curso de arqueologia, apresentou-se um caso de estudo do Projeto Outeiro do Circo baseado na transmissão ao público do conhecimento produzido no âmbito da investigação da Idade do Bronze da Região de Beja.
Procurou-se demonstrar algumas dificuldades existentes e as estratégias formuladas na elaboração de discursos a vários tipos de públicos pela complexidade que reveste este tema que tem sofrido uma profunda revolução de conhecimento fruto da grande quantidade de novos dados produzidos nos últimos anos na região.
A ausência de produção de novas sínteses sobre esta matéria (como de muitas outras) nos últimos anos foi um aspeto amplamente discutido durante o debate, pelas dificuldades que cria na construção de discursos para públicos generalistas que captem a diversidade e complexidade desta e de outras temáticas.
Resta-nos agradecer à organização o convite que nos foi endereçado e a sempre amável receção!


Fotos cedidas por Ana Vale a quem agradecemos

Sem comentários: