segunda-feira, 1 de junho de 2015

Estelas da Idade do Bronze de Santa Vitória

Foi inaugurada no passado dia 30 de Maio a exposição "Estelas da Idade do Bronze de Santa Vitória" na sede da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja.
A iniciativa contou com a presença de uma pequena mas muito interessada plateia que inclusivamente partilhou o conhecimento que se tem deste território e de muitas descobertas arqueológicas que permanecem desconhecidas para a arqueologia.
Em simultâneo foi também apresentada a recentemente descoberta estela do Monte do Ulmo, que ficará exposta durante a Semana Cultural e Semana da Juventude que termina a 6 de Junho. No entanto a exposição constituída por diversos painéis alusivos às estelas da Idade do Bronze descobertas na região ficará em permanência no edifício sede da união de freguesias.
Esta pequena exposição pretende dar a conhecer uma parte do valioso património arqueológico de Santa Vitória às populações locais e constituir uma ação de sensibilização para a importância deste tipo de recurso cultural e da necessidade da sua salvaguarda e proteção.
Resta-nos agradecer à Câmara Municipal de Beja e à União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja pelo apoio concedido à iniciativa e à população de Santa Vitória pela amabilidade com que nos receberam e pelas estórias que partilharam.
Um agradecimento muito especial também a todos os que contribuíram na realização da exposição, em concreto, Rui Aldegalega, António Gomes, Teresa Guerreiro, Tânia Matias, José Maria Barnabé, Álvaro Barriga da Câmara Municipal de Beja e Francisco Paixão do Museu Regional Rainha D. Leonor, e um pedido de perdão para alguém que tenha ficado na sombra...




Sem comentários: