quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Balanço do Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2015


Finalizados os trabalhos de campo e o programa de actividades paralelas, é altura de fazer alguns balanços relativos à Campanha de 2015 do Projecto Outeiro do Circo.
Comecemos pelo Ciclo de Conferências iniciado em 2014 e ao qual se deu seguimento na presente campanha por se considerar que esta actividade surgia como um importante complemento de informação e interacção com os participantes do projecto acerca das problemáticas abordadas, ao mesmo tempo que também contribuía para a transmissão de conhecimento à comunidade.
No ciclo de 2015 estruturou-se um programa mais ambicioso e vasto, só possível pelos contributos totalmente voluntários dos vários oradores participantes, que englobavam desde logo alguns membros da equipa do Projecto Outeiro do Circo, incluindo colaboradores e voluntários, mas também outros elementos exteriores que aceitaram o desafio de apresentarem temas neste ciclo de forma desinteressada.
O ciclo de conferências contou com um total de oito sessões, entre 4 e 27 de Agosto, subordinadas a vários temas relacionados com a investigação directamente realizada no Outeiro do Circo, com a Idade do Bronze na região do Baixo Alentejo, com exemplos de projectos sobre este período noutras regiões peninsulares e com abordagens a épocas e temas de algum modo ligados ao trabalho em curso.
As oito conferências contaram com cerca de 15 assistentes em cada sessão num total de 120 pessoas entre os voluntários e outros interessados que aderiram a esta iniciativa.
Houve lugar a quatro sessões na Casa da Força Aérea, cedida pela Força Aérea Portuguesa - Base Aérea 11 e outras quatro no salão da Cooperativa Proletário Alentejano, cedida pelo Centro Social, Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança (Beja), instituições a quem agradecemos todo o apoio manifestado.
Resta ainda agradecer o apoio à organização por parte da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Batista e o apoio logístico da Câmara Municipal de Beja, sem os quais não teria sido possível conceber e realizar este ciclo de conferências.
Face ao crescente interesse gerado por esta iniciativa julgamos que deverá haver continuidade na sua programação no próximo ano e por isso manifestamos desde já a intenção de promover um ciclo temático centrado nas intervenções arqueológicas sobre sítios da Idade do Bronze na envolvente ao Outeiro do Circo e deixamos o desafio aos eventuais interessados de nos fazerem chegar propostas de temas a apresentar nesse âmbito.
Em breve faremos o balanço das restantes actividades da campanha de 2015.

Sessão "Outeiro do Circo (Beja): investigação científica e educação patrimonial" apresentada por Miguel Serra (Palimpsesto/CEAACP)
Sessão "Y después del Outeiro do Circo qué? Interacciones entre el Bronce Final y el mundo Fenício" apresentada por Rafael Ortiz 
Sessão "El Bronce en la provincia de Guadalajara (Espanha): un caso particular en la zona del Alto Tajo" apresentada por Juan Batanero (CEPAE)
Sessão "A metalurgia pré e proto-histórica do ouro no Sudoeste português" apresentada por António Monge Soares (C2TN/IST/Univ. Lisboa)
Sessão "As estelas alentejanas da Idade do Bronze na região de Beja" apresentada por Miguel Serra (Palimpsesto/CEAACP)
Sessão "Experiment-Arq: da cerâmica ao oleiro" apresentada por Ana Osório e Diana Fernandes
Sessão "A exploração de recursos geológicos na envolvente do Outeiro do Circo" apresentada por Sofia Soares (ESTIG-IPT/GEOBIOTEC) 
 Sessão "ARQ4ALL: apresentação do projeto e expectativas futuras" apresentada por Luís Alexandre


Sem comentários: