sábado, 5 de dezembro de 2015

Arqueologia experimental - Tiro com arco e flecha e funda

No dia 5 de Dezembro o Outeiro do Circo foi palco de uma pequena experiência sobre poliorcética (arte de defender e atacar uma fortificação).
Através da colaboração do arqueólogo Filipe Pina, a quem desde já expressamos o nosso agradecimento, realizou-se um breve ensaio destinado a medir as distâncias de tiro com arco e flecha e com funda a partir das muralhas do Outeiro do Circo. 
Arco, flechas e funda

As peças utilizadas nesta experiência foram todas fabricadas pelo Filipe Pina que pretendeu criar a maior aproximação possível a algum tipo de armamento simples que pudesse ter sido utilizado na pré e proto-história.
Através da utilização do arco foi possível atingir um alcance máximo de cerca de 100 metros. Outros testes permitiram verificar que a distância máxima de precisão com arco e flecha se cifra nos 25 metros.
Teste de distância máxima com arco e flecha
Teste de distância máxima de precisão com arco e flecha

Também se fizeram alguns testes utilizando a funda que se revelou de menor precisão à mesma distância de 25 metros mas conseguindo atingir um alcance máximo semelhante ao arco e flecha.
Teste de distância máxima de precisão com funda

Estes dados irão ser trabalhados e testados em novas ocasiões de modo a colocar algumas hipóteses sobre a utilização do sistema defensivo.
Linhas de tiro com arco a partir das muralhas do Outeiro do Circo (25 e 100 metros)

Sem comentários: