segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Trigaches e São Brissos

No passado dia 15 de Janeiro realizou-se a conferência "Estelas, cemitérios e pessoas: a Idade do Bronze em Trigaches e São Brissos" que marcou o início das actividades de divulgação do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias", nas freguesias do concelho de Beja.
Esta primeira sessão, que contou com o apoio da União de Freguesias de Trigaches e São Brissos, teve cerca de 15 assistentes que revelaram grande curiosidade acerca dos achados realizados na freguesia.

No dia seguinte teve lugar o passeio "Por entre estelas e cistas" que levou os 36 participantes a percorrerem o território onde foram encontrados alguns vestígios da Idade do Bronze, nomeadamente um vaso cerâmico da Base Aérea de Beja e a estela de Monte Abaixo. Foi ainda distribuído um folheto com informações sobre os sítios arqueológicos mencionados.



No final do percurso houve lugar a um repasto na sede da União de Freguesias para recuperar forças e em simultâneo procedeu-se à inauguração da exposição "Marcas para a eternidade: as estelas da Idade do Bronze de Trigaches e São Brissos" onde foram também exibidas as estelas de Trigaches I e II encontradas em 1892 e que pertencem às reservas do Museu Regional Rainha D. Leonor em Beja, a quem se agradece a cedência provisória.



Informa-se ainda que a exposição ficará em permanência na sede da União de Freguesias com excepção das estelas que só puderam ser exibidas no momento da inauguração após o que regressaram a Beja para depósito.

Sem comentários: