terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Beringel

A segunda sessão do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja" teve lugar em Beringel nos dias 5 e 6 de Fevereiro.
A primeira iniciativa, no dia 5, consistiu na conferência "Do Outeiro à Planície: a Idade do Bronze na região de Beringel", realizada no Centro Cultural de Beringel e contou com 20 assistentes que proporcionaram um longo e interessante debate sobre os vestígios deste período na freguesia de Beringel.



No dia 6 foi a vez do passeio "Por terras de barro há 3000 anos: do Outeiro do Circo a Beringel" que contou com 62 participantes. O percurso comentado e apoiado com a distribuição de um folheto informativo iniciou-se com a subida ao Outeiro do Circo seguido de um trajecto ao longo do povoado para depois se descer à planície, atravessando locais onde outrora existiram pequenas aldeias da Idade do Bronze. 



A caminhada terminaria em Beringel com uma recepção no Centro Cultural da vila para recuperar energias e para dar oportunidade aos participantes de conhecerem a exposição "O povoado do Outeiro do Circo: aspectos do quotidiano na Idade do Bronze" e de puderem observar e manusear alguns artefactos arqueológicos e réplicas desta época.




Sem comentários: