segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Por esses campos fora - Tesouros de Baleizão - Balanço

O Projeto Outeiro do Circo colaborou com a Câmara Municipal de Beja na iniciativa "Por esses campos fora" no passado dia 20 de Fevereiro num percurso pedestre dedicado aos "Tesouros de Baleizão". 
A caminhada, de quase 15 km, iniciou-se na aldeia de Baleizão em direção aos cerros junto do Rio Guadiana onde os participantes tiveram a oportunidade de subir ao topo do povoado do Bronze Final dos Castelos no qual ainda é possível observar o corte de uma linha de muralha. Aí, houve lugar a uma breve explicação sobre a ocupação da Idade do Bronze deste local e sobre o famoso tesouro de Baleizão, descoberto em local próximo em 2004 e que é constituído por um importante conjunto de peças de ouro e bronze. 
Povoado dos Castelos
Linha de muralha do povoado dos Castelos
Em seguida o percurso continuou pela Pedra Furada, curiosa formação geológica que também serviu como abrigo de pastores desde tempos antigos, para posteriormente se continuar o passeio por terrenos de montado em direção novamente a Baleizão.
Pedra Furada
Terrenos de montado

Mais uma vez, aqui fica o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Beja por continuar a incluir a arqueologia, e em particular o tema da Idade do Bronze nestes percursos destinados a dar a conhecer o território do concelho. Os nossos agradecimentos são extensíveis à Junta de Freguesia de Baleizão pelas informações interessantes que nos transmitiram e pela calorosa receção.

Sem comentários: