terça-feira, 30 de agosto de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira

A última etapa do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias" decorreu nos dias 19 e 20 de Agosto, mas só agora nos foi possível dispor de algum tempo livre para aqui apresentarmos o balanço da iniciativa.
Esta acção coincidiu com a campanha de trabalhos arqueológicos do Projecto Outeiro do Circo e desde logo é de assinalar a participação dos voluntários que integram a equipa de 2016 deste projecto, quer na conferência quer no percurso pedestre.
A conferência "Aldeias na planície durante a Idade do Bronze" realizou-se no dia 19 às 21:00 no Jardim das Alcaçarias (Beja), contando com cerca de 30 assistentes que tiveram a oportunidade de conhecer as últimas novidades que a arqueologia revelou na região de Beja, em especial os povoados abertos de planície, dos quais se identificou um no território desta união de freguesias.

No Sábado, dia 20, foi a vez do percurso pedestre, dedicado ao tema "Da Idade do Bronze à Idade do Ferro: entre a planície e a colina de Beja", levar os 34 caminheiros a desceram desde a Praça da República em Beja, em direcção à planície que espreita a Norte, onde houve lugar a uma breve explicação sobre o sítio de Lagarinhos 5, um povoado aberto de planície da Idade do Bronze, seguindo-se o regresso à urbe com uma pequena subida até ao Jardim Público. Este percurso com pouco mais de 8 km também serviu para contar a história do povoamento da própria cidade de Beja que durante a Idade do Bronze não seria ainda ocupada, mas encontrava-se rodeada de pequenos povoados de planície, para depois, já em plena Idade do Ferro se tornar um importante povoado fortificado. 


No final da caminhada a União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira ofereceu um repasto para recuperação das forças e que é sempre um bom momento de convívio entre os participantes, ao mesmo tempo que se poderiam visualizar os painéis referentes à exposição "Uma Aldeia da Idade do Bronze", com ilustrações de Susa Monteiro e José Luís Madeira que ajudam a compreender melhor como se vivia na planície de Beja há 3000 anos.

Aqui deixamos o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Beja e aos seus técnicos que fazem o trabalho "invisível" que permite a realização destes eventos, bem como à União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira por todo o apoio e envolvimento directo nas iniciativas.
O mês de Setembro continua a percorrer os "12 Lugares...", desta vez com duas iniciativas, a primeira a 9 e 10 na Cabeça Gorda e depois a 16 e 17 em Albernôa e Trindade, que deveria ter sido realizada em Maio mas que foi cancelada devido ao mau tempo que se registou o fim-de-semana em que estava prevista.

Sem comentários: