sábado, 24 de setembro de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - União de Freguesias de Albernôa e Trindade

Nos passados dias 16 e 17 de Setembro realizaram-se as iniciativas do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja" na União de Freguesias de Albernôa e Trindade. Estas actividades estiveram inicialmente programadas para Maio, mas as condições climatéricas na altura não permitiram a sua realização que só foi possível concretizar agora. 
Assim, na sexta feira dia 16 realizou-se uma conferência destinada a dar a conhecer à população local os vestígios da Idade do Bronze na região e destacar a importância para o povoamento da época que seria atribuído à zona das ribeiras de Cobres e Terges. A sessão, que decorreu no edifício da antiga junta de freguesia da Trindade, contou com 16 participantes e permitiu um longo debate sobre diversas temáticas relacionadas com a arqueologia em geral e com os sítios da Idade do Bronze na região.



No dia seguinte o percurso proposto levou os 38 inscritos a deslocarem-se até à região da Trindade para dar início a uma caminhada de cerca de 8 km, partindo da Herdade do Monte da Ponte junto ao local onde há cerca de 3500 anos existiu uma das maiores necrópoles de cistas do Sul de Portugal, a necrópole de Alfarrobeira, de que hoje não subsistem quaisquer vestígios observáveis.
Após uma pequena recepção aos participantes por parte da proprietária da herdade, Arqt.ª Paula Mira, e que serviu para apresentar uma nova unidade de turismo rural aqui instalada, iniciámos um percurso que teve uma primeira metade marcada por constantes subidas e descidas que indiciavam claramente a mudança de paisagem da suave peneplanície para os relevos mais irregulares junto às ribeiras de Cobres e Terges.





Após uma curta paragem junto ao ponto onde as ribeiras se unem o grupo seguiu em direcção ao povoado do Bronze Final do Pé do Castelo ou Pego do Castelo, situado numa colina sobranceira à Ribeira de Cobres e onde se encontrou há alguns anos uma rara peça em bronze, talvez produzida no Mediterrâneo Central ou Oriental.




A segunda metade do percurso revelou-se um pouco mais suave e atravessou uma zona mais plana em direcção ao Monte do Azinhalinho onde os caminheiros foram recolhidos para seguirem de autocarro para a aldeia da Trindade onde mais uma vez houve ocasião para um alegre convívio com uma merenda partilhada ao mesmo tempo que se pôde apreciar uma pequena exposição sobre o tema do percurso.



Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Beja e à União de Freguesias de Albernôa e Trindade pelo apoio prestado em mais uma jornada dedicada à Idade do Bronze e à Arqt.ª Paula Mira e à equipa do Agroturismo Xistos pela entusiasta recepção.
No próximo mês o projecto "12 Lugares...." irá seguir até Baleizão nos dias 7 e 8 de Outubro.

Sem comentários: