sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ATL`s 2016

Tal como em anos anteriores o Projecto Outeiro do Circo recebeu diversos grupos de Actividades de Tempos Livres para jovens em férias durante as escavações arqueológicas no mês de Agosto.
O programa apresentado aos monitores de ATL`s era variado e adaptável às necessidades e disponibilidade dos vários grupos.
Assim, a equipa do Projecto Outeiro do Circo começou por adaptar o Kit Pedagógico, disponível no local das escavações para as visitas guiadas, de modo a torná-lo mais atractivo para o público jovem e para permitir maior contacto e interactividade com os materiais e temas abordados.



A chegada de cada grupo conduzia a um primeiro momento em que o sítio arqueológico era apresentado com recurso a ilustrações de reconstituições de estruturas e de actividades documentadas no Outeiro do Circo para em seguida relacionarem as ilustrações com as peças arqueológicas e com as réplicas disponíveis. 

Logo depois havia lugar a uma breve visita com explicações sobre os trabalhos em curso de modo a contactarem com as diversas fases do trabalho de campo, como a escavação, o desenho, a topografia, etc.


Após este primeiro momento iniciavam-se as acções que mais entusiasmavam os participantes, ou seja, a própria escavação arqueológica! Cada grupo ficava integrado numa sondagem arqueológica, sendo acompanhados pelos voluntários do Projecto Outeiro do Circo. De modo a garantir a preservação dos materiais e estruturas arqueológicas existentes, os jovens participantes escavaram em níveis arqueológicos revolvidos, mas sempre mantendo a emoção de cada nova descoberta!


Quando possível, era também sugerida a participação dos ATL`s na fase de tratamento de materiais, que decorria no Museu Jorge Vieira / Casa das Artes em Beja, onde podiam observar e participar nos trabalhos após uma breve explicação sobre este tipo de actividade que normalmente decorre longe do olhar do público.

Para terminar era lançado o desafio de reproduzirem em desenho a experiência por que passaram, sob o tema "Arqueólogos por um dia"!
Ao todo participaram nas actividades para ATL`s do Outeiro do Circo 46 crianças, dos 6 aos 12 anos, e monitores.
Novamente aqui deixamos os nossos agradecimentos aos ATL`s da Academia de Ginástica Zona Azul, do Penedo Gordo (União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista), Be-Happy, Actividades Educativas e Associação Juvenil Arruaça.
Aqui ficam alguns desenhos dos pequenos arqueólogos dos ATL`s do Penedo Gordo e da Academia de Ginástica Zona Azul.

ATL Penedo Gordo






ATL Academia de Ginástica Zona Azul





Sem comentários: