domingo, 9 de outubro de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Baleizão

A etapa de Baleizão relativa ao Projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja" teve lugar nos dias 7 e 8 de Outubro, iniciando-se com uma conferência sobre este período no território da freguesia e que contou como uma pequena audiência de 5 pessoas, o que não constituiu impedimento a um acalorado debate sobre os vestígios da Idade do Bronze aqui surgidos.



A seguinte iniciativa centrou-se na caminhada temática, desta vez com um percurso mais longo do que o habitual, num total de 15,4 km com partida de Baleizão em direcção ao Rio Guadiana para subir ao alto do povoado do Bronze Final dos Castelos onde o grupo de 55 participantes atravessou as duas linhas de muralhas visíveis, para poder chegar ao topo e apreciar a deslumbrante vista em toda a volta com especial destaque para os relevos do vale do Guadiana. Esta particular visibilidade foi o mote para expor algumas considerações sobre o povoamento desta época em ambas as margens do Guadiana.






De seguida iniciou-se o caminho de regresso a Baleizão percorrendo-se um cenário cada vez mais aplanado e onde durante o Bronze Pleno terão existido diversos pequenos aldeamentos dispersos que exploravam este rico território agrícola.


À chegada a Baleizão esperava-nos um belo repasto baseado na gastronomia local que em muito agradou aos convivas e ajudou a recuperar do esforço extra que o percurso exigiu. No mesmo local pôde também ser apreciada uma pequena exposição em 3 painéis com a síntese da Idade do Bronze nesta região e que posteriormente foi entregue à Junta de Freguesia que a irá expor na Sociedade Filarmónica 24 de Outubro.

Os nossos agradecimentos à Junta de Freguesia de Baleizão pelo caloroso acolhimento e aos técnicos da Câmara Municipal de Beja por tudo fazerem para que estas iniciativas se realizem com todas as condições.
Em Novembro esperam-nos novas actividades na Freguesia de São Matias...


Sem comentários: