domingo, 28 de maio de 2017

Campanha arqueológica de 2017 no Outeiro do Circo (Beja)

Os trabalhos arqueológicos no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo vão ser retomados entre 31 de Julho e 25 de Agosto, naquela que será a última campanha de investigação do projecto actualmente em curso.
A campanha de 2017 incidirá na conclusão de duas áreas de escavação situadas junto a um troço da muralha e que poderão revelar novos dados sobre as vivências das comunidades que habitaram este local há 3000 anos.
A equipa científica incluirá voluntários provenientes de várias universidades portuguesas e espanholas para além de arqueólogos profissionais. 
Em simultâneo com os trabalhos no terreno irão decorrer outras actividades paralelas, como um ciclo de conferências, visitas guiadas, acções de formação, exposições e sessões de educação patrimonial para públicos jovens, para além da realização de um documentário.
O Projecto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista (Beja), da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto. 


Campanha de 2017 - Outeiro do Circo (Beja):
Nome do projeto: O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)
Datas: 31 de Julho a 25 de Agosto

Coordenação de projeto: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP)
Direção científica: Miguel Serra, Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP), Diana Fernandes (Palimpsesto)
Consultoria científica: Raquel Vilaça (Univ. Coimbra/CEAACP), Virgílio Correia (Museu Monográfico de Conímbriga/CEAACP), Rui Parreira (DRC Algarve/UNIARQ), Sofia Soares (ESTIG-IPB/GEOBIOTEC)

Apoios: Câmara Municipal de Beja / União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista / União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja / Palimpsesto, Lda.

Contactos:
Telefone: 916981548 (Miguel Serra), 916981549 (Eduardo Porfírio), 912118462 (Diana Fernandes)

Informações gerais:
Local: União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja/ Junta de Freguesia de Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final
Tipo de Estação: Povoado fortificado

No final os participantes recebem um certificado de participação.  

Descrição da campanha:
Os trabalhos previstos para 2017 irão centrar-se na conclusão de duas áreas de sondagem intervencionadas em 2016 e que se localizam junto a um troço da muralha anteriormente escavada entre 2008 e 2013. Uma das sondagens a intervir revelou uma grande potência estratigráfica e presença de muitos materiais, sobretudo cerâmicos, mas sem permitir a identificação de estruturas, que poderão estar preservadas a maior profundidade. A outra sondagem a concluir apresenta uma situação diferente, onde se verificou a ocorrência de grandes concentrações de blocos pétreos, incluindo um bloco que exibe diversas "covinhas" gravadas, e que poderão corresponder ao derrube da muralha, que eventualmente selará níveis de ocupação preservados.
Para além das escavações arqueológicas também serão desenvolvidos trabalhos de tratamento do espólio exumado.
Outras vertentes da campanha serão materializadas com a realização do já habitual ciclo de conferências que irá incidir sobre temas diversos dentro da área da arqueologia. Oportunamente será divulgado o respectivo programa. 
Ao longo de toda a campanha serão promovidas visitas guiadas ao local das escavações, para grupos ou individualmente, que contarão com o apoio dos membros da equipa do projecto. Estas visitas decorrerão entre as 09:00h e as 12:00h nos dias úteis.
Também está prevista a realização de várias exposições, em Beja, em Mombeja e em Santa Vitória para além da também habitual colaboração com grupos de jovens em férias.
Durante a campanha será realizado em documentário, sobre o qual se darão mais informações em breve.

Chegada: os participantes na campanha de 2017 deverão chegar no Domingo anterior ao início da respectiva campanha em que estão inscritos. Deverão comunicar a hora de chegada (quer em transporte público quer em viatura própria), tentando se possível chegar antes das 20:30. Está  assegurado o transporte desde a Rodoviária e da Estação de Comboios até ao local de estadia. Se alguém chegar mais tarde em transporte público deverá avisar os responsáveis do projecto para assegurarmos o seu transporte até ao local de estadia. Quem vier em viatura própria deverá contactar os responsáveis do projecto.

Alojamento: Apartamentos na cidade de Beja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: em restaurante na cidade de Beja (inclui pequeno almoço, lanche para levar para o campo, almoço e jantar). Está incluído o jantar no dia de chegada.

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e pela empresa Palimpsesto.

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protector solar.

Horário de trabalho: 7:00 – 13:00 (no campo) e das 14:00 – 16:00 (tratamento de espólio e acções de formação)

Sem comentários: