sábado, 17 de junho de 2017

Balanço 2ª sessão "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja"

No passado dia 8 de Junho realizou-se mais uma sessão dedicada às "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja" que desta vez incidiu sobre a Idade do Bronze.
Miguel Serra, responsável científico do Projecto Outeiro do Circo traçou o historial da investigação desde o século XIX até à actualidade, abordando em seguida a visão sobre a Idade do Bronze na região que vingou até recentemente e que foi profundamente alterada e enriquecida com as inúmeras descobertas realizadas neste território na última década e meia.
Por último lançaram-se algumas propostas sobre como valorizar e divulgar este manancial de conhecimento, ilustradas com exemplos de projectos de Educação Patrimonial criados no concelho de Beja.
Os cerca de 20 participantes que assistiram à conferência na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago envolveram-se num longo debate que foi muito para além desta temática específica, lançando-se uma discussão mais vasta sobre a salvaguarda e valorização do património arqueológico da região.
Este ciclo de conferências promovido em conjunto pela Associação de Defesa do Património de Beja e pelo Projecto Outeiro do Circo, com o apoio da Câmara Municipal de Beja, termina no próximo dia 22 de Junho com uma sessão a cargo de António Carlos Valera que nos irá falar das novidades da Idade do Cobre.


Sem comentários: