sexta-feira, 9 de junho de 2017

Oficinas de Arqueologia Experimental - Olaria pré-histórica - Nelas - Oficina 2 - 3 de Junho

   Apesar de algum atraso, deixamos aqui o registo da segunda sessão das oficinas de arqueologia experimental realizada na Quinta do Vale do Lobo, concelho de Nelas. A sessão principiou com a análise das peças criadas na oficina anterior, que ficaram a secar durante duas semanas. Posteriormente, após uma sessão de esclarecimento de dúvidas, foram explicitados os passos a seguir e os objectivos que se pretendiam atingir com a realização das duas fogueiras.


Sempre com um ambiente de diálogo e discussão interessada, principiou-se a primeira soenga, onde se esperava obter uma cozedura redutora. Deixando para uma segunda fase a fogueira aberta com a qual se pretendia conseguir uma cozedura de cariz oxidante.


   Entretanto, os participantes na actividade puderam desfrutar de um passeio pela quinta, visitando entre outros locais o moinho de água recuperado, e pelo Circuito Pré-histórico dos Fiais/Azenha, passando pelos seguintes sítios arqueológicos: Orca da Palheira, habitat do Ameal, Outeiro do Rato e Orca de Fiais da Telha.


   Finda caminhada e já perto do final da tarde foram abertas as duas fogueiras para se recolher as peças e em seguida analisaram-se as características das cerâmicas cozidas, comparando-as com as das cerâmicas pré-históricas.




   Esta actividade resultou de uma organização conjunta do Projecto Outeiro do Circo/Palimpsesto Lda, em conjunto com o projecto Divulgarq (dinamizado por Luís Laceiras), contando ainda com o apoio do município de Nelas e da Fundação Lapa do Lobo que também financiou a iniciativa.
   Mais uma vez deixamos um agradecimento muito especial aos funcionários da Fundação Lapa do Lobo, por todo o empenho colocado no apoio a esta actividade. Agradecimentos estes que se estendem também aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim presentes no decurso desta segunda oficina e também a todos os participantes nesta iniciativa.


   Está também disponível na página do facebook do Projecto Outeiro do Circo um álbum fotográfico mais extenso.




Sem comentários: