domingo, 6 de agosto de 2017

Balanço da sessão de Brain Storming no Outeiro do Circo

Decorreu no passado dia 2 de Agosto, no salão do Centro Lidador em Beja, uma sessão inspirada na técnica de Brain Storming, mas aplicada a um problema arqueológico concreto. Foi utilizado o caso da ocupação do II milénio a.C. no estuário do Guadalquivir, em Espanha, para gerar uma grande quantidade de ideias a partir de um grupo de indivíduos, através do fomento da participação e o pensamento criativo do grupo mencionado, com o objectivo de obter soluções criativas ou novas interpretações para os problemas ou situações apresentados.

A sessão foi dirigida por Rafael Ortiz, arqueólogo e colaborador do Projecto Outeiro do Circo, que começou por apresentar os dados acerca da situação geográfica da área de estudo, seguindo-se alguns dados climáticos considerados mais relevantes para o tema e o esquema cronológico e evolutivo do povoamento durante o II milénio a.C. na área em análise.

Deste modo, a sessão compôs-se de uma primeira fase dedicada à geração de ideias, após a qual se efectuou a selecção dos argumentos que apoiam as ideias apresentadas, finalizando com o debate.
Para apoiar o debate final foram introduzidas algumas perguntas concretas para as quais se procurou a participação dos assistentes, até se chegar a um resultado final que demonstrou não haver uma única solução para o problema, mas antes uma multiplicidade de respostas com pesos distintos.


O envolvimento dos 14 participantes, entre os quais se encontravam os voluntários do projecto e outros curiosos de áreas distintas da arqueologia, levou a um nível de discussão que gerou entusiasmo suficientemente grande para justificar a realização de novas sessões deste tipo, talvez dedicadas a problemas concretos surgidos no decurso da investigação no Outeiro do Circo e para as quais se procurará obter uma discussão alargada na sua resolução. 
Os nossos agradecimentos a todos os que se envolveram neste desafio e em particular ao Rafael pela pertinência da proposta que nos apresentou e também à Câmara Municipal de Beja e à direcção do Centro Social Lidador pela cedência das instalações e apoio logístico. 

Sem comentários: