domingo, 27 de agosto de 2017

Notas de campo (4) - Campanha de 2017

A 3ª semana de trabalhos no Outeiro do Circo levou à conclusão da escavação da sondagem 7, que apesar de revelar uma grande potência estratigráfica não permitiu a detecção de estruturas conservadas, registando-se no entanto a recolha de grande número de fragmentos cerâmicos, com especial incidência nas camadas finais onde o material apresenta maior variedade de formas e melhor estado de conservação das pastas.
Na sondagem 8, iniciou-se o alargamento destinado a compreender melhor a possível estrutura detectada no canto Sul e que poderá revelar alguma informação sobre a área habitacional. Foram removidas as camadas superficiais, onde se destaca a presença de materiais que podem corresponder a um momento já integrado na Idade do Ferro, à semelhança de outros aqui recolhidos na campanha anterior. 
Prosseguiram os trabalhos de gabinete com a lavagem e tratamento de materiais, que tem permitido aos participantes conhecerem melhor a cultura material do Outeiro do Circo e todo o processo de tratamento de materiais.

No campo da divulgação, esta foi uma semana bastante preenchida com as várias visitas ao Outeiro do Circo e que incluíram a presença dos ATL`s de Penedo Gordo (União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista) e da Zona Azul, numa iniciativa que permitiu aos mais jovens tornarem-se arqueólogos por breves momentos.

O Ciclo de Conferências de 2017 teve a sua 2ª sessão, com um tema apresentado por Ignacio Pavón Soldevila da Universidade da Extremadura (Cáceres, Espanha), sobre o povoado do Castillo de Alange, situado em Badajoz, que atraiu a atenção de 37 pessoas e que desta forma puderam tomar contacto sobre o potencial de investigação realizado sobre outro dos grandes povoados da Idade da Bronze no Sudoeste peninsular. 

Esta semana encerrou com a realização da exposição itinerante "Gestos ancestrais" em Santa Vitória, e que, apesar do escasso público presente, proporcionou um interessante contacto com a população local e sobre as suas vivências.
Paralelamente aos trabalhos arqueológicos e às actividades do programa de Educação Patrimonial, continuam as filmagens do documentário de Andrea Mendoza e que já tem título, "Xaroco", uma referência ao forte vento que se faz sentir nas encostas do Outeiro do Circo e cujo topo lhe serve de barreira, justificando assim um topónimo próximo, o "Olival de Corta Vento". As filmagens proporcionaram alguns momentos únicos, como a presença dos Cantadores do Desassossego no local das escavações, bem como a visita a lugares mais distantes como a Mina de São Domingos ou a Serra da Arrábida. 

No dia 18 organizou-se um momento de convívio, que teve lugar no Centro Social Lidador e contou com o apoio inestimável da equipa do Centro Cultural, Social e Recreativo do Bairro da Esperança, José Baguinho, Carlos Cascalheira e Ricardo Rodrigues, e que permitiu juntar os elementos da equipa do Outeiro do Circo com os representantes das entidades envolvidas nos apoios e colaborações, quer com o projecto quer com o documentário em curso. 










Sem comentários: