quarta-feira, 18 de outubro de 2017

ATL`s 2017

Durante o mês de Agosto e tal como em campanhas anteriores o Projecto Outeiro do Circo desenvolveu programas de actividades educativas especificamente direccionados para grupos de jovens em férias.
A campanha de 2017 foi mais limitada neste tipo de actuações porque a prioridade dada à finalização atempada dos trabalhos de campo não nos permitiu desenvolver uma maior quantidade de acções e de receber um maior número de grupos, como aconteceu no passado recente.
Assim, foi possível desenvolver actividades para o grupo de Ocupação de Tempos Livres da responsabilidade da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, uma das entidades apoiantes do Projecto Outeiro do Circo, e para o ATL da Academia de Ginástica Zona Azul.
À chegada do grupo constituído por mais de duas dezenas de crianças acompanhadas por 4 monitores, houve lugar a uma breve explicação apoiada por materiais didácticos, como algumas réplicas de artefactos arqueológicos e ilustrações, que servem para um primeiro contacto com as realidades a abordar e que ao mesmo tempo permitem um maior grau de interacção. 





Após este pequeno momento introdutório avança-se com o reconhecimento do local para observação da paisagem e dos trabalhos em curso, ocasião que suscita sempre maior interesse, pois é nesta fase que os "jovens arqueólogos" jogam as mãos ao trabalho, juntando-se aos voluntários que os acompanham e apoiam nesta experiência, que para muitos já não é novidade, pois o trabalho de continuidade desenvolvido neste campo tem permitido que alguns destes jovens já sejam "veteranos" nestas iniciativas!



A vontade de escavar e de fazer novas descobertas, por vezes apenas mais uns "míseros" cacos, leva a que muitos dos participantes não queiram abandonar o seu posto de trabalho e regressar a Beja após uma manhã passada no campo a resgatar da terra os pequenos tesouros aí guardados há milénios. 
Não podemos deixar de assinalar aqui um momento mais emotivo registado este ano, quando uma das crianças começou a chorar no momento de começar a escavar e que para grande estupefacção de todos justificou-se confessando que tinha medo de partir alguma coisa muito importante!!! 



Mas chegada a altura do regresso a outras actividades é lançado um último desafio: registarem a memória deste dia numa folha de papel com riscos, rabiscos e cores. E mais uma vez aqui fica o resultado.












Da nossa parte resta agradecer à União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, em particular a todos os seus funcionários e colaboradores que se envolveram e participaram em vários momentos do projecto, por todo o apoio prestado ao longo dos anos. E terminamos com palavras dirigidas ao seu presidente, Miguel Ramalho, na hora em deixa as suas funções autárquicas na sequência dos resultados eleitorais, para lhe desejar tudo de bom e agradecer mais que tudo por ter sido um autêntico AMIGO deste projecto e com essa atitude ter conduzido a uma verdadeira relação de reciprocidade. 

Sem comentários: