sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Projecto Outeiro do Circo participa em colóquio internacional

O Projecto Outeiro do Circo vai estar presente no congresso internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe: Defensive, Symbolic and Territorial Aspects", a ter lugar entre 10 e 12 de Novembro em Guimarães, numa organização da UISPP - Comissão Científica "Metal Ages in Europe" e da Sociedade Martins Sarmento.
A conferência "Uma muralha no meio da planície. Análise poliorcética, técnica e simbólica da muralha do povoado fortificado do bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", da autoria de Miguel Serra e Eduardo Porfírio será integrada na sessão dedicada à Idade do Bronze, no dia 10, e que inclui temas de diversos países, nomeadamente de Itália, Roménia, Alemanha, França e Portugal.


Resumo: A construção da muralha do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) é reveladora da capacidade organizativa das comunidades deste período e pressupõe um vasto trabalho coletivo só possível numa sociedade devidamente hierarquizada.

Situado numa colina alongada de baixa altitude, o Outeiro do Circo destaca-se claramente na monotonia da planície circundante. A sua extensa muralha, com cerca de 2 km lineares, constituiria uma autêntica barreira de pedra e madeira, observável a grande distância, servindo como elemento afirmativo da soberania sobre o território e de dissuasão perante eventuais inimigos.

Os trabalhos arqueológicos realizados desde 2008 demonstram o investimento colocado na sua edificação, pois até ao momento os vestígios identificados no interior do povoado resumem-se a estruturas negativas. É de assinalar a inexistência de construções com características mais permanentes que de algum modo pudessem dar continuidade à monumentalidade colocada na construção da muralha. Esta monumentalização pétrea da colina prolongou-se para além da ocupação antiga do Outeiro do Circo, resistindo até à atualidade, como facilmente se comprova pelos vastos taludes arborizados que ainda se observam no local.

Pretende-se com este trabalho analisar o fenómeno da construção de muralhas complexas no Bronze Final do Sudoeste, partindo do exemplo do Outeiro do Circo onde a conjugação de diversos tipos de trabalhos desde a fotointerpretação, a geofísica, a prospeção e escavação arqueológica, entre outros, nos permitem tentar uma abordagem integrada para validar aspetos ligados ao simbolismo desta construção, nomeadamente no esforço despendido na sua construção e na sua relação com a paisagem envolvente, mas também nos aspetos técnicos que permitem vislumbrar soluções pragmáticas para vencer constrangimentos específicos ou na análise poliorcética que nos possibilita a verificação da eficácia defensiva desta estrutura.



Sem comentários: