quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Congresso Internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe: Defensive, Symbolic and Territorial Aspects"

Como já anunciado anteriormente, o Projecto Outeiro do Circo vai estar presente no congresso internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe: Defensive, Symbolic and Territorial Aspects" a ter lugar em Guimarães entre 10 e 12 de Novembro.
Trata-se de uma organização da UISPP (Union Internationale des Sciences Préhistoriques et Protohistoriques) - Comission Metal Ages in Europe, em conjunto com a Sociedade Martins Sarmento, que conta com um vasto programa incidindo em temas como a Teoria sobre fortificações na Pré e Proto-História Europeias e com apresentações de diversos casos de estudo agrupados em blocos cronológicos desde o Calcolítico, passando pela Idade do Bronze até à Idade do Ferro. 
O Projecto Outeiro do Circo apresentará a conferência "Uma muralha no meio da planície. Análise poliorcética, técnica e simbólica da muralha do povoado fortificado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal).
Esta será sem dúvida uma grande oportunidade de divulgação do trabalho desenvolvido desde 2008 neste emblemático povoado da Idade do Bronze da região de Beja e de afirmação da sua importância científica num congresso onde haverá lugar a apresentações sobre alguns dos mais importantes povoados fortificados europeus com destaque para o de Heuneburg na Alemanha, entre muitos outros exemplos de Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Roménia e de outras regiões europeias. 
A comparação do trabalho desenvolvido no Outeiro do Circo com alguns dos grandes projectos europeus nesta matéria servirá também de mote para a discussão a iniciar em breve sobre as condições futuras para o desenvolvimento de um novo projecto para este sítio.
Aqui fica o programa final do encontro.

Sem comentários: