sexta-feira, 24 de março de 2017

Novo artigo sobre Educação Patrimonial no Outeiro do Circo

Acaba de ser publicado o volume de actas do congresso internacional "RESCATE - Del registro estratigrafico a la sociedad del conocimiento: el patrimonio arqueológico como agente de desarrollo sostenible", editado pela Universidade de Córdoba (Espanha), no qual se inclui o artigo "Experimentar Arqueología! La Educacíon Patrimonial en el Proyecto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)" da autoria de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, com tradução de Rafael Ortiz, e que resulta do poster apresentado pela equipa do Projecto Outeiro do Circo neste encontro realizado em Córdoba em Abril de 2016.
O artigo procura fazer uma síntese dos principais objectivos a alcançar com o programa de Educação Patrimonial desenvolvido desde 2008 no âmbito da investigação realizada no sítio arqueológico da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, devidamente ilustrado com exemplos de algumas das actividades realizadas e apontando alguns caminhos de futuro.
O artigo encontra-se disponível para descarga no seguinte link: Experimentar Arqueología!, ou através da página de bibliografia neste blogue.
Boas leituras!


segunda-feira, 20 de março de 2017

Artigo sobre Arqueologia e Desenvolvimento Local

Artigo de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo, sobre Património Arqueológico e Desenvolvimento Local em Beja, publicado na revista Alentejo, editada pela Casa do Alentejo (Lisboa). 
Este trabalho integra um caderno especial sob o título "Que floresçam mil ideias por Beja" e aborda a necessidade de potenciação do património arqueológico como factor de desenvolvimento da região de Beja. O artigo inclui ainda algumas fotos de trabalhos no Outeiro do Circo que servem para ilustrar o tema abordado.
A revista Alentejo pode ser adquirida na Casa do Alentejo e em diversas livrarias pelo país.
 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Concurso de fotografias de arqueologia

Uma fotografia do Outeiro do Circo, da autoria da arqueóloga Kate Leonard que participou na campanha de escavações de 2016, foi seleccionada para o concurso fotográfico do American Institute of Archaeology (AIA), obtendo o 2º lugar na categoria "Fun Finds", o que permitiu à autora ser uma das vencedoras. 
As fotos vencedoras, bem como as segundas classificadas de cada categoria mereceram um prémio composto pela anuidade gratuita na AIA para os autores e a possibilidade das fotos seleccionadas integrarem o calendário de 2018 desta organização.
Os nossos parabéns à Kate Leonard pelo prémio e a todos os que votaram na foto do Outeiro do Circo.
A cup-marked stone emerges from a trench on a Late Bronze Age hillfort - Outeiro do Circo, Portugal
By Kate Leonard