sábado, 10 de março de 2018

Outeiro do Circo no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em Braga

No âmbito do protocolo assinado entre os responsáveis do Projecto Outeiro do Circo e a direcção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em Braga, no passado mês de Julho (noticiado AQUI), iniciaram-se este mês os trabalhos de tratamento do espólio arqueológico resultante da campanha de 2017.
Os trabalhos que decorrem sob a responsabilidade de Sofia Silva, colaboradora do projecto, contam com a colaboração do arqueólogo Arnaldo Teixeira, a quem agradecemos a disponibilidade, e desenvolvem-se no laboratório de conservação e restauro do museu. 
Nos primeiros dias de trabalho houve lugar à visita do Clube do Património da Escola EB 2/3 de São Torcato (Guimarães), coordenada pela Doutora Helena Pinto, que puderam assistir a uma breve apresentação sobre o Outeiro do Circo a cargo de Maria José Sousa, Conservadora/Curadora do museu e observar de perto o tratamento dos materiais. A equipa do Projecto Outeiro do Circo preparou alguns materiais de divulgação sobre o Outeiro do Circo que ficam à disposição do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa enquanto aí decorrerem os trabalhos de tratamento de materiais, de modo a serem utilizados nas acções abertas ao público.
Nestes primeiros dias também se contou com a disponibilidade da equipa de conservadores/restauradores do museu (Vítor Hugo Torres, Isabel Marques e Carolina Branco) para observar alguns materiais do Outeiro do Circo através de microscópio, revelando diversos detalhes sobre algumas peças, ampliando assim o conhecimento sobre os materiais cerâmicos e líticos recolhidos.
A toda a equipa e responsáveis do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa aqui fica o nosso agradecimento pelo apoio e pela fantástica recepção dada aos nossos colaboradores.


Sofia Silva
Arnaldo Teixeira
Denticulado de foice
Maria José Sousa com o Clube do Património EB 2/3, S. Torcato (Guimarães)
Vítor Hugo Torres, Isabel Marques e Carolina Branco

Denticulado de foice observado ao microscópio 





Sem comentários: